terça-feira, 30 de setembro de 2008

PORQUÊ A ACTUAL CRISE FINANCEIRA?



Atão é assim:

O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça 'na caderneta' aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados.

Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito).

O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de "émebiêi" , decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia..

Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.

Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capítais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu).

Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.

Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência. E toda a cadeia sifu!!!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

PARALÍMPICOS 2008


Duas medalhas de prata e uma de bronze é este o saldo de hoje da participação portuguesa nos paralímpicos.
Saldo final na modalidade de Boccia: 5 medalhas (1 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze).

terça-feira, 9 de setembro de 2008

UM CASO DE DISCRIMINAÇÃO E CORAGEM

Amélia Matsinhe diante do muro construído por vizinhos para bloquear a entrada de sua casa



Hoje não tenho mais medo da SIDA

Meu nome é Amélia Matsinhe e tenho 30 anos. Tenho dois filhos, um menino de 13 e uma menina de sete.

Meu marido morreu em 2005. Ele nunca fez o teste mas eu sei que ele tinha SIDA. Só podia ser SIDA, porque ele ficou doente por muito tempo.

Eu fiz o teste em 2006. Eu estava doente, muito magra, mas tinha medo de fazer o teste, porque sabia que ia vir positivo. Eu pensava que a SIDA era uma doenca de prostitutas e eu não era prostituta. Ele foi meu único parceiro. Mas uma amiga que tambem é seropositiva viu os sinais e insistiu para eu fazer o teste.

Tive que comecar a tomar os antiretrovirais logo depois que descobri que era seropositiva. Na primeira semana tive que ficar na casa dessa amiga. Ela cuidou de mim porque eu estava muito fraca, os comprimidos eram muito fortes e eu não tenho família em Maputo.

Com o tratamento, meu corpo começou a reagir. Hoje eu tomo dois comprimidos, um às 7 horas e outro às 19 horas. As crianças sabem que eu sou seropositiva e me lembram de tomar o medicamento.

Minha saúde é boa, mas eu sofro muita discriminação onde moro. As mulheres do meu bairro dizem que eu vou morrer logo. Elas não falam na minha frente, mas eu consigo escutar da minha casa.

Há dois meses, fecharam a entrada da minha casa com um muro porque eu sou seropositiva e não tenho ninguém para me defender. Agora eu tenho que entrar pela casa do vizinho, por uma passagem provisória. Eu já reclamei, mas as pessoas dizem: “Ela vai morrer logo, para que precisa de passagem?”

Um dia o responsável pela vizinhança passou na minha casa porque tinha ouvido que eu tinha SIDA. Ele perguntou se eu me cuidava, se eu trazia homens aqui, se eu usava preservativo. Ele tem medo que eu esteja passando o virus por aí.

Eu sei como é difícil a vida de um seropositivo, eu nunca faria isso. Lógico que eu me cuido. Se hoje eu estou saudável é porque me cuido, mas eu não tenho namorado, nem quero ter. Tenho medo, não consigo mais confiar.

Quando fiquei sabendo que era seropositiva, chorei por uma semana, não comia. Mas depois eu aceitei porque eu sofri, vi meu marido morrer, mas quero viver para ver meus filhos crescerem.

A vida não é fácil. Eu não tenho trabalho e tem dias que não tenho dinheiro para comer. Mas agora eu ajudo outras pessoas, falo para fazerem o teste quando eu vejo os sinais. Hoje eu não tenho mais medo da SIDA.

MAPUTO

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Com o ouro de Nélson Évora, Portugal consegue o melhor resultado global de sempre nuns Jogos Olímpicos.



Os Jogos Olímpicos de Pequim estavam a ser um desastre para muitos portugueses. Foram várias as vozes críticas e as polémicas que se levantaram em torno da participação nacional em Pequim.

No entanto, a prata de Vanessa Fernandes e principalmente a conquista, esta quinta-feira, da medalha de ouro por parte de Nélson Évora, vieram alterar todo este negro cenário.

Olhando para o passado, a melhor participação olímpica portuguesa tinha acontecido em Los Angeles-1984 com a conquista de uma medalha de ouro e duas de bronze. Participação essa que foi agora suplantada em Pequim 2008. De referir ainda que a vitória portuguesa no triplo salto representa a quarta vez que um atleta lusitano sobe ao lugar mais alto do pódio olímpico (Carlos Lopes em 1984, Rosa Mota em 1988, Fernanda Ribeiro em 1996 e Nélson Évora em 2007).

A três dias do final dos Jogos de Pequim, Portugal conta, para além das medalhas, com 18 pontos, o que equivale ao 40º lugar entre os 204 participantes. Ainda assim, bem longe do objectivo do Comité Olímpico Português, que se fixava em 4 medalhas e 60 pontos. Ainda assim, e quase na "linha de meta", o ouro de Évora salva Portugal de uma depressão desportiva e também de um registo estatístico negativo na História da participação nacional nos Jogos.

Lusa

domingo, 3 de agosto de 2008

TOLEDO Junho 2008

A Unesco declarou a cidade de Toledo património cultural da humanidade en 28-11-1986 sendo Ministro da Cultura Javier Solana Madariaga e alcalde de Toledo Joaquin Sanchez Garrido.



Qué tengo de despedirme
de ver al Tajo dorado?
Qué ha de quedar mi ganado
y yo triste hede partirme?
Qué estos árboles sombríos
y estos anchos verdes prados
no serán ya más mirados
de los tristes ojos míos?

segunda-feira, 7 de julho de 2008

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Distribuição dos Sacos "A Terra está de saco cheio" em Hipermercados




«A terra está de saco cheio» foi o mote do Ministério do Ambiente para iniciar a campanha de sensibilização para redução de consumo de sacos de plástico, que começou esta sexta-feira com a distribuição de vinte mil sacos de pano em supermercados dos distribuidores Sonae, Auchan e Jerónimo Martins (Pingo Doce).

Pena è que o Pingo Doce só entregava o respectivo saco a quem comprasse 2 sacos de plástico comercializados diariamente por esta cadeia por €0,02 cada. Afinal quem subsidiou estes sacos de pano?

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Violência xenófoba mata pelo menos 22 na África do Sul




Pelo menos 22 pessoas, imigrantes em sua maioria, morreram em Johannesburgo numa recente onda de violência xenófoba que atingiu os arredores da cidade durante a última semana, informou nesta segunda-feira a polícia local. Hoje, policias dispararam balas de borracha e detiveram mais de 200 pessoas numa tentativa de conter a violência entre os imigrantes estrangeiros, principalmente zimbabuanos em fuga do colapso económico e da violencia política no seu país.

domingo, 11 de maio de 2008

BOB GELDOF: ANGOLA É GERIDA POR CRIMINOSOS



"Angola é gerida por criminosos", acusou o músico Bob Geldof durante uma conferência em Lisboa. O pai dos megaconcertos Live Aid e Live 8 foi directo ao assunto e deu o exemplo das construções de luxo que estão a ser erigidas na capital angolana, Luanda.
Quem não gostou foi o governo angolano, assim como o BES, anfitrião de Geldof, com vários interesses em Angola.
É claro que Geldof está carregadinho de razão; haja quem diga alto o que quase todos pensamos.

Excerto de um artigo do semanário "sexta" de 9 de Maio 2008

terça-feira, 1 de abril de 2008

Gondolas - Veneza Abril 2006



Uma cidade formada por 117 ilhas 150 canais e 400 pontes

sexta-feira, 28 de março de 2008

Manifestações no Nepal - Exilados tibetanos invadem sede da ONU




“Tibete é desafio à consciência mundial”

Desde Maio passado, monges budistas protestam no Tibete para recordar o aniversário da rebelião tibetana contra o governo chinês, em 1959.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

LISBOA DAKAR cancelado


A organização do Lisboa Dakar deveria ter alterado a sua 30ª edição para a "Margem Sul", já que de acordo com um dos nossos "iluminados" ministros, a margem sul é "um deserto".

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

APANHADO !!!



Presidente da ASAE foi fotografado pelo Diário de Notícias (DN) a fumar uma cigarrilha no Casino do Estoril às 02.30 da manhã do dia 01 de Janeiro.

Entrada em 2008


Em Chelas e na Quinta do Lavrado, em Lisboa, comemorou-se a entrada em 2008 aos tiros, causando a morte de uma criança de 9 anos e ferindo um homem de 46 anos que se encontrava a janela do seu apartamento a falar ao telemovel.
Tambem no bairro social de Perosinho, em Gaia, se festejou ao estilo do farwest, atingindo mortalmente um homem.
Curiosamente, nestes bairros, há moradores que não estão de acordo que os responsaveis por estas mortes tenham de deixar a casa social que lhes foi atribuida, pois é "tradição" entrar no novo ano a "matar gente".

Ahmadinejad told him: There are no homosexuals in Iran!